Vida após um divórcio: 12 passos para a felicidade
O divórcio é sempre acompanhado pelo estresse. Não é fácil cruzar tudo e começar com uma folha limpa. A situação é especialmente complicada se a notícia da separação foi uma surpresa completa para uma pessoa. A psicóloga Sofia Enikeev conta como sobreviver a esse período e retornar a uma vida feliz.
Observações de psicólogos sugerem que um divórcio doloroso pode causar lesões psicológicas. Se não for notado no tempo e não está começando a tomar medidas, depois de algum tempo ele pode crescer em transtorno de estresse pós-traumático. Uma pessoa pode ter pensamentos obsessivos sobre um evento de ferimento, pesadelos, ansiedade e uma manifestação violenta de emoções em resposta a um gatilho, remanescente de um colapso.
Para não estar nesse estado, é importante avaliar oportunamente os riscos de sua ocorrência.
Riscos e conseqüências do divórcio
- O parceiro tomou a decisão de se separar, embora você queira continuar o relacionamento. Além disso, as notícias desta decisão foram uma surpresa para você. Esta situação atinge muita auto -estima.
- Toda a sua vida foi construída em torno de um relacionamento. Você não tem seus amigos, apartamentos, trabalho, interesses. Nesse caso, você não tem ninguém em que confiar.
- Esta não é a primeira vez que o relacionamento termina com o cuidado de um parceiro. Começa a você que algo está errado com você, você é amaldiçoado, não criado para a família.
- Você se casou muito cedo, e o marido levou uma varinha de revezamento para a tomada de decisão e cuidando de você quase das mãos de sua mãe. Nesta situação, você pode começar a se sentir como uma criança desamparada.
- Você se separou, mas é forçado a passar muito tempo juntos (apartamento comum, trabalho, negócios). Nesta situação, você não pode se separar do seu parceiro e iniciar a primeira cura com o luto, e depois construir uma vida separada.
Em todos esses casos, você precisa entender que está em risco de lesões psicológicas e precisa de apoio.
O que está acontecendo no cérebro neste momento?
Química das emoções
Nossos pensamentos não definem, mas apenas explicam as emoções causadas pelo coquetel hormonal.
O humor é formado principalmente por dopamina e serotonina. Além disso, podemos dizer que cada característica de nosso personagem está associada a hormônios – testosterona, dopamina/norepinefrina, estrogênio e serotonina.
Serotonina – alegria hormônio. Se você tem um alto nível estável de serotonina, poderá ser chamado de uma pessoa calma e paciente com um círculo de amigos longos estabelecidos. Para você, relações fortes e estáveis, tradições, você é um defensor das normas sociais é muito importante para você. Isso significa que seu sistema de bom humor, embutido no cérebro, funciona ativamente nas condições de um sistema familiar estável e confiável com um único homem para a vida. Consequentemente, qualquer perda de estabilidade, destruição de relações, violação de tradições derrota principalmente precisamente de acordo com o principal sistema de obter alegria da vida.
Quando não há lugar para desenhar alegria, fica difícil viver. A dor da alma transforma o mundo em uma “praça negra” contínua de Malevich. Sucesso no trabalho, realizações em fitness, noite com amigos e um clima ainda mais bonito na rua deixa de agradar.
Dopamina – prazer hormonal. Se você gosta de novidade, você muda facilmente hobbies, locais de trabalho, um círculo de comunicação, então você é mais como uma “dopamina”. Parece que, neste caso, o divórcio não deve afetar negativamente você. De fato, é mais fácil para você se adaptar para mudar. A menos que você considere separar um fracasso pessoal que não pode ser explicado e alterado. Se a situação acabou sendo descontrolada, a dopamina cai e, com ela, o desejo de fazer algo.
Como se ajudar?
12 passos para uma vida feliz
1. Aceitar o fato de se separar
Se você foi informado de uma empresa “não”, e ainda mais o ex -parceiro tem outro, você precisa aceitar o fato de que nesta história você alcançou o epílogo. Este passo importante ajudará a alcançar o fundo do qual você pode empurrar. Se você mantém a esperança de uma continuação, não poderá se ajudar, porque por que fazer algo, se tudo de volta voltar ao seu lugar, você só precisa esperar um pouco. Lembre -se, essa expectativa pode se arrastar por anos.
2. De castigo
Se você sentir que a dor é insuportável e os pensamentos negros correm em sua cabeça em círculo, este exercício ajudará a traduzir o foco da atenção da cabeça para o corpo. Coloque as duas pernas no chão, os pés são pressionados no chão. Sinta os pés, feche os olhos e imagine que você é uma árvore que cresceu em todo o poderoso sistema radicular no chão. Estar neste estado até que um sentimento de paz apareça. Talvez você possa se concentrar na contemplação das nuvens ou antes que o olhar interno comece a brilhar o rio. Considere os detalhes desta imagem e aprenda a complementá -la com alguns novos detalhes. Com o tempo, você pode aprender facilmente a se tranquilizar em qualquer situação estressante, entrando neste lugar seguro.
3. Reduza a dor
Lembre -se, a regra principal de combater a dor mental é a mesma que com danos físicos. Diagnostique as causas (no seu caso, estamos falando de divórcio), beba anestésico e inicie o tratamento. Então, diagnóstico. Vá de acordo com a lista de riscos indicados no início. O que exatamente foi ferido a você na maior extensão? Isso é o que vamos lutar.
Anestésico no estágio inicial são pessoas que te amam. Ligue para amigos e parentes, mas apenas para aqueles que estão prontos para ouvir e apoiá -lo. A palavra -chave é apoiar. Não há necessidade de se comunicar com pessoas que agravarão o estado emocional com frases da série: “E eu te disse, é o culpado por mim”.
Lembre -se, o álcool não é um recurso. Além disso, o alívio temporário o levará a agravar o estado no dia seguinte. Dor, ansiedade, depressão e auto -inflamação que você sente em um estado de ressaca aumentará significativamente.
4. Chorar e sofrer tanto quanto você precisa
A dor não colocada e indistinguível nos transforma em cavaleiros em armadura de ferro, bloqueando efetivamente todas as emoções. Nesse caso, não apenas tristeza, dor mental, desespero estão bloqueados, mas também alegria, felicidade, inspiração e a oportunidade de se apaixonar novamente no futuro.
5. Faça um acordo com hormônios
Encontre uma fonte para manter o nível de serotonina e dopamina. Os melhores assistentes serão esportes, sol e nutrição adequada.
A serotonina está aumentando com mais eficácia por antidepressivos, mas vale a pena recorrer à ajuda deles se você já estiver deprimido e seu médico os prescreveu. Se você, como eu, um defensor dos métodos naturais, entre em contato com um nutricionista. Ele aconselhará a nutrição apropriada que ajuda na entrega dos aminoácidos do triptofano, responsável pela síntese de serotonina.
Quanto ao benefício do sol, reduz uma quantidade suficiente da produção de melatonina – antagonista serotonina. Abaixo da melatonina – acima da serotonina.
A dopamina sobe quando você define metas e os alcançam, por isso não jogue criativo, trabalhadores, ambições esportivas. Pelo contrário, coloque -se todos os dias no começo pequeno, e depois mais e mais complexos, mas objetivos alcançáveis. Em uma situação de luta pela alegria da motivação, você não precisa esperar – você não vai esperar por isso. O sistema de remuneração da dopamina funciona para que a alegria ultrapasse após resolver as tarefas, e com ele vem a motivação para cumprir o novo plano. O principal é continuar a se mover.
6. Limitar quaisquer contatos com o primeiro
Alugue um apartamento, divida o negócio, deixe com mais frequência seus amigos, se agora você ainda estiver conectando o trabalho comum ou o espaço.
Não rastreie as redes sociais (é melhor cancelar a inscrição do ex -spouse em todos os lugares), não pergunte aos amigos sobre ele, não procure motivos para reuniões. Não há necessidade de lhe dar segredo (como você pensa) sinaliza sobre si mesmo. Não pendure fotos, status, citações como “É difícil encontrar e me perder facilmente”. Entenda, quanto mais tempo e energia você gasta no final dos relacionamentos, mais tempo você fica preso neles. Há uma parábola maravilhosa sobre este assunto.
“Um velho revelou ao neto uma verdade da vida:
– Há uma luta em uma pessoa, semelhante à luta de dois lobos, preto e branco. Lobo Negro representa o mal: inveja, ciúme, arrependimento, egoísmo, ambição, mentiras. O lobo branco representa o bem: paz, amor, esperança, verdade, bondade e fidelidade.
O neto pensou e perguntou:
– e o que o lobo ganha no final?
– O lobo que você alimenta sempre ganha “.
7. A energia das pessoas
Puxe -se para exposições, fitness, piscina, caminhadas. O fato de você ter saído da cama sem emergência – esta é uma pequena vitória. Forçaram -se a se vestir e maquiagem – outra vitória. Agora o segredo principal. Quando você está entre as pessoas (mesmo desconhecidas e silenciosamente), uma sensação de solidão sai. Além disso, graças aos neurônios espelhados, você absorve o estado de outros. Geralmente, há muitas pessoas com uma posição de vida ativa na academia, teatro e exposições que trabalham em seu corpo e espírito. Deixe -se infectar com o humor deles.
8. Pare de auto -flagelação
A busca por causas e erros no estágio inicial é desconhecida e, na maioria das vezes. Rastreie momentos em que você começa a se atormentar mentalmente. Como distinguir a análise construtiva de críticas injustas? Se você já está fazendo a mesma pergunta da série por um dia: “Como eu poderia estar tão enganado, ser tão tolo” e chegar a um estado de dor e desespero, então isso é agressão automática e impasse. Percebendo que você é auto -flagelação, retorne aos primeiros passos da nossa lista.
9. Desistir de planos de vingança
Às vezes, a única fonte de alegria é os sonhos de como você vingará. As fantasias podem ser diferentes ou iguais, mas em decorações diferentes. O problema é que em algum momento essas ilusões se tornam uma fonte de dopamina e, portanto, alegria. Os receptores de dopamina não distinguem entre a real conquista do resultado e sua conquista em fantasias brilhantes, e a diferença é muito simples. Em vez de executar pequenas ações na vida real (esporte, caminhadas, criatividade), você começa a viver em fantasias. Além disso, como resultado, o ex -parceiro e pensamentos sobre ele se tornam uma fonte de recebimento de remuneração. Enquanto ele vive uma vida real com outra mulher, você perde a chance de conhecer um novo homem de verdade.
10. Divida os limites
Comece um pouco para formar o seu próprio mundo separado do parceiro. Aquele em que você tem seus próprios significados, interesses, amigos e planos. Ficará mais fácil para você aceitar a separação do parceiro e sobreviver ao ressentimento contra ele. Obviamente, trabalhar com fronteiras é um longo processo psicoterapêutico. No ajuste, ajudará você a ler Gestalt Grounds:
“Estou fazendo meu trabalho e você está fazendo seu trabalho.
Eu vivo neste mundo não para cumprir suas expectativas, e você vive neste mundo não para cumprir meu.
Se acidentalmente nos encontrarmos, tudo bem.
E se não, assim seja assim “.
onze. Abra seu coração, mesmo que dói
Use as vantagens do princípio de Gandikap. Amotz Zakhavi, o autor do princípio, acreditava que as informações sobre a qualidade do genoma foram realizadas. Por exemplo, um grande tamanho da cauda, plumagem muito brilhante, gritos altos, buzinas excessivamente grandes – tudo isso é uma medida da qualidade do genoma. É mais difícil esconder e fugir dos predadores com eles, apenas um indivíduo altamente adaptado pode sobreviver com essas jóias excessivas até a reprodução.
Que sua experiência de viver um divórcio se torne o princípio de uma desvantagem. Afinal, abra um coração e continue acreditando no amor, sobrevivendo à dor da traição, o colapso de ilusões e planos, uma queda na auto -estima, depressão, medo – isso é pura loucura.
Tão absurdamente ousado como uma cauda excessivamente grande e brilhante do pavão. Mas apenas homens corajosos tão loucos ganham os prêmios verdadeiramente que valem a pena! Qualquer homem entende que, se você é tão destemido e forte, não cairá em histeria de todos os problemas, mas pelo contrário – você pode se tornar um suporte confiável, se necessário.
12. Procure significado
Agora, depois de passar por todas as etapas anteriores, você já está pronto para https://mundoavapor.com.br/articles/exploring_erectile_dysfunction.html conduzir um diálogo construtivo com você. Lembre -se, escrevi que nos estágios iniciais você não precisa se lembrar sem parar do passado e procurar erros nele? Quando você chegou aos seus sentidos, dividiu os limites, encontrou hobbies, aprendeu a aterrar, você pode começar a analisar a experiência passada sem auto -inflamação.
O psicólogo Viktor Frankl escreveu sobre a necessidade de uma curva existencial: você precisa parar de se perguntar a pergunta “Por que eu preciso disso?”E comece a perguntar” o que posso obter com isso?”. Com essa formulação da pergunta, você pode descobrir que, graças ao que aconteceu, eles se tornaram próximos de parentes e amigos, encontraram novos interesses, adquiriram a figura dos sonhos e se tornaram geralmente uma pessoa completamente diferente. Talvez agora você saiba pelo menos uma resposta para a pergunta: “Por que isso aconteceu comigo?”
Para a frente, para uma nova vida
Eu acredito, e a experiência dos clientes confirma minha fé de que o divórcio é exatamente a crise que nos deixa enfrentando. Para muitos, para um divórcio, toda a sua vida foi determinada pelas necessidades do parceiro. De alguma forma, não havia tempo para si. Quando a vida se divorciava, um enorme buraco formado no coração. No começo eu só queria deitar e morrer. Então eu tive que me empurrar para a frente através do desespero e dor, e mais longe para novos significados. Quando suas pernas se recusaram, os amigos vieram em socorro, e você aprendeu a confiar nelas primeiro, e depois lentamente sobre si mesmo.
Uma mulher que aprendeu a confiar em si mesma não tem mais medo de virar o rosto no espelho, olhar nos olhos dele, piscar e sair para a rua. Ela está pronta para fazer planos, sonhos, flertar com homens atraentes, se casar e apenas aproveitar a vida.